As IV Jornadas “Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas” constituirão um espaço privilegiado de reflexão sobre o envelhecimento e a longevidade, promovendo a partilha de boas práticas internacionais e a reflexão sobre a construção de comunidades mais amigas de todas as idades.
05 NOVEMBRO 2025 | AUDITÓRIO SUPER BOCK ARENA, PAVILHÃO ROSA MOTA
Equipa Técnica Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas
Andreia Ribeiro | Técnica Superior do Departamento Municipal de Coesão Social da Câmara Municipal do Porto
Mariana Maia | Técnica Superior do Departamento Municipal de Coesão Social da Câmara Municipal do Porto
Conheça os oradores do evento
Fernando Paulo é licenciado em Filosofia – Ramo Educacional, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pós-graduado em Gestão Autárquica pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É vereador na Câmara Municipal do Porto desde 2017, tendo sido já responsável pelos pelouros da habitação, para além das áreas de coesão social e educação. Foi Diretor Municipal da Presidência da Câmara Municipal do Porto entre 2014 e 2017. Entre 1994 a 2013 foi Vereador da Câmara Municipal de Gondomar, responsável por diversos pelouros, tendo sido administrador de várias empresas no mesmo período. Foi professor do ensino secundário e em diversos cursos de pós-graduação. Colabora com várias instituições de ensino superior e é convidado regularmente como conferencista por universidades, escolas, organizações governamentais e não-governamentais. É autor de diversos artigos publicados em livros, revistas e atas de encontros científicos. Está representado em várias antologias poéticas e coordenou e prefaciou várias publicações. É sócio honorário de diversas instituições e recebeu cerca de vinte condecorações, homenagens e distinções.
Thiago Hérick de Sá é licenciado em Ciências do Desporto e possui um Mestrado e um Doutoramento em Saúde Pública. Iniciou a sua carreira como educador físico, trabalhando com pessoas idosas em hospitais, unidades de cuidados de saúde primários e em domicílios no Brasil. Desde 2010, exerceu atividade enquanto investigador no Brasil e no Reino Unido, possuindo um percurso académico com várias publicações científicas em revistas de elevado impacto.
Ingressou na Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017, para apoiar o trabalho nas áreas da saúde, dos transportes e do planeamento urbano, participando no desenvolvimento da Agenda de Investigação sobre Saúde Urbana da OMS (2022), do Manual para a Integração da Saúde no Planeamento Urbano e Territorial (2020) e na adaptação para utilização global da ferramenta HEAT (2021).
Desde 2022, integra o Departamento de Determinantes Sociais da Saúde, onde coordena o trabalho sobre Ambientes Amigáveis às Pessoas Idosas, incluindo a Rede Global da OMS de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, a elaboração do guia para Programas Nacionais de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas e o apoio técnico aos Estados-Membros da OMS neste domínio.
Maria Raquel Magalhães de Castelo Branco é Diretora do Departamento Municipal de Coesão Social da Câmara Municipal do Porto.
É licenciada em Engenharia Alimentar pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto e possui um MBA – Gestão e Administração de Empresas, pela Universidade Lusíada do Porto.
Foi vogal do Conselho Diretivo da Fundação Porto Social, assumindo as funções de Administradora Executiva. Foi coordenadora do Núcleo Executivo do Conselho Local de Ação Social do Porto e membro do Conselho Diretivo do Centro de Inovação Social do Porto.
Foi Vice-Presidente da Direção da Culturporto, assumindo as funções de Diretora Executiva.
Foi docente no Instituto Superior de Ciências da Saúde e formadora na Universidade Católica do Porto.
É Presidente de Honra da Associação Internacional “Réseau Cité des Métiers”, tendo exercido o cargo de Presidente entre 2014 e 2020.
Participou como oradora em inúmeras Conferências, Seminários e Congressos, nacionais e internacionais.
Paul McGarry é responsável pelo Greater Manchester Combined Authority’s (GMCA) Ageing Hub desde 2016 e atualmente ocupa o cargo de Diretor Adjunto da Direção de Reforma dos Serviços Públicos da GMCA. Trabalha no setor público local desde 1993, dedicando-se a projetos relacionados com o envelhecimento desde 1997, tendo criado o programa Age Friendly Manchester no Município de Manchester em 2009. Sob a sua liderança, Manchester tornou-se em 2010 a primeira cidade do Reino Unido a alcançar o estatuto de cidade amiga da idade atribuído pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Paul foi membro fundador da Rede Global da OMS e da Rede do Reino Unido das Cidades e Comunidades Amigas da Idade. É investigador na Universidade de Manchester e recebeu a distinção “United Nations Healthy Ageing 50” pelo seu trabalho na área. Também foi galardoado com o prémio “Outstanding Achievement Award” pela British Society of Gerontology, em reconhecimento da sua contribuição significativa e duradoura para a gerontologia.
Em junho de 2024, Paul co-publicou um livro com colegas do Grupo de Investigação em Envelhecimento Urbano da Universidade de Manchester, intitulado “Re-imagining Age-Friendly Communities: Urban Ageing and Spatial Justice”.
Óscar Ribeiro é investigador do RISE-Health, Unidade de Investigação onde lidera o grupo de investigação Healthy Ageing e integra a Linha Temática 7, dedicada à Prevenção e Saúde Comunitária.
É doutorado em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS.UP) e licenciado em Psicologia pela Universidade do Minho (UM).
Atualmente, é professor auxiliar com agregação (Gerontologia e Geriatria) na Universidade de Aveiro, instituição na qual é membro do Conselho Científico. Participa em vários projetos de investigação aplicada no âmbito dos cuidados (in)formais prestados a pessoas mais velhas, dedicando-se também ao estudo de várias temáticas relativas ao envelhecimento ativo e saudável e à saúde mental na longevidade avançada e muito avançada. Neste âmbito, coordenou o projeto PT100 Centenários do Porto, o primeiro estudo português de base populacional (Área Metropolitana do Porto) e longitudinal sobre pessoas centenárias.
Em 2024 foi eleito Fellow da Associação Americana de Gerontologia (GSA), considerada a maior e mais antiga organização interdisciplinar dedicada ao estudo, ensino e intervenção na área do envelhecimento.
Stefan White é Professor de Arquitetura na Manchester School of Architecture, uma das cinco melhores escolas a nível mundial na área. O Professor White apresentará os resultados da sua mais recente investigação sobre a compreensão e criação de cidades amigas da idade. Esta investigação identifica os principais desafios enfrentados por decisores políticos, profissionais e comunidades ao tentarem tornar os seus bairros locais melhores lugares para envelhecer. O estudo apoia abordagens que promovem a saúde dos idosos locais através de iniciativas baseadas no território, planeamento urbano e desenvolvimento habitacional.
A sua investigação está a desenvolver novos modelos conceptuais, ferramentas de implementação e processos de avaliação que ajudam a tornar as intervenções públicas baseadas no território mais eficazes para a saúde pública. Este trabalho é liderado pelo Architectural Research Office (A3RO) na Manchester School of Architecture (MSA) e é realizado em colaboração com mais de 30 investigadores da área do envelhecimento saudável, provenientes de diversas disciplinas da Manchester Metropolitan University
Tom van Benthem é mestre em Ciência Política pela Universidade de Amesterdão. Durante cinco anos trabalhou a nível regional na província de Noord-Holland, onde apoiou as cidades nas suas funções políticas nos domínios da juventude e do bem-estar. Atualmente, exerce funções no departamento de saúde pública da cidade de Amesterdão (GGD Amsterdam) como assessor estratégico de políticas.
Além disso, integra a equipa de gestão da GGD e presta aconselhamento à direção e à liderança sobre questões de saúde pública, incluindo VIH/SIDA.
Magda Orozco é licenciada em Psicologia e diplomada em Gestão e Administração Pública pela Universidade de Barcelona. Mestre em Administração Local pela UAB e detentora de um Mestrado em Direção Pública pela Escola de Administração Pública.
Desenvolveu a sua carreira na administração pública, onde exerce funções há 34 anos, tendo desempenhado diversos cargos de gestão, comunicação e direção.
Atualmente é Diretora dos Serviços de Infância, Juventude e Pessoas Idosas, sendo também responsável pela Estratégia Municipal contra a Solidão 2020-2030 do Município de Barcelona.
Andreia Ribeiro é Assistente Social. Licenciou-se em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto, em 2018. Posteriormente, concluiu, em 2021, o Mestrado em Gerontologia Social na mesma instituição, com a dissertação intitulada “A importância da Avaliação Multidimensional no Regime Jurídico do Maior Acompanhado”.
Desde então, tem exercido funções na área do envelhecimento e da deficiência, em diferentes contextos institucionais e respostas sociais. Colaborou, em 2023 com a Universidade de Aveiro como consultora na área social e integra, atualmente, o Departamento Municipal de Coesão Social da Câmara Municipal do Porto, como Técnica Superior.
Mariana Maia é licenciada em Serviço Social pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, tendo concluído o curso em 2021.
Possui especializações em Violência Doméstica, Maus-Tratos e Abuso Sexual pelo CRIAP, bem como em Igualdade de Género. Detém ainda uma pós-graduação em Serviço Social Forense pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto e em Inovação e Gestão das Organizações Sociais pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
Atualmente, encontra-se a concluir o Mestrado em Gerontologia Social.
No início da sua carreira, trabalhou como técnica de apoio à vítima no projeto "Saber Amar +", um gabinete pioneiro em Portugal especializado no atendimento a vítimas com mais de 65 anos, assim como na Delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa.
Presentemente, desempenha funções como Técnica Superior na Divisão Municipal de Desenvolvimento e Inovação Social do Município do Porto.
Hugo Tavares é licenciado em Gestão é pós-graduado em Economia Financeira e em Avaliação e Gestão de Serviços.
Tem formação executiva em Gestão das Organizações Sociais e em Gestão Pública na Administração Local e Central.
É dirigente no Município do Porto na área da Coesão Social desde 2018. Atualmente, exerce as funções de Chefe da Divisão de Desenvolvimento e Inovação Social, unidade orgânica com competências no desenvolvimento de projetos e programas dirigidos à população sénior e de inovação social através do CIS – Centro de Inovação Social do Porto.
É quadro do Instituto de Segurança Social onde exerceu funções de dirigente durante cerca 18 anos em diversas áreas orgânicas: Financeira, Recursos Humanos, Compras, Património, Logística, Desenvolvimento Social abrangendo as áreas de Respostas Sociais, Infância e Juventude, Intervenção Social, Apoio a Programas e Gestão de Equipamento Social.
Foi docente em Pós-Graduações na Universidade Lusíada de Famalicão no âmbito da Gestão das Organizações Sociais, entre 2010 e 2014.
António Fonseca é psicólogo, com doutoramento em Ciências Biomédicas. É professor na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e investigador no Centro de Investigação em Desenvolvimento Humano, onde desenvolve investigação multidisciplinar na área do envelhecimento. Atualmente, colabora com a Câmara Municipal do Porto no âmbito do Plano de Ação “Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas”. É também consultor da Fundação Calouste Gulbenkian, na área do envelhecimento.
